Zapatistas

zapamail

+FILME: OS ZAPATISTAS – BIG NOISE: 1º de Janeiro de 1994, o dia em que entra em vigor o NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio). Poucos minutos depois da meia noite no sudeste Mexicano, milhares de soldados Mayas declaram guerra contra o capital globalizado das corporações que ditam as regras no México. Eles chamam a si mesmo de Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN).
1998 / 55 min / Legendas em português

+ NEM O CENTRO E NEM A PERIFERIA – SCI MARCOS: Em dezembro de 2007 os zapatistas realizaram em San Cristobal de Las Casas o Colóquio em Memória a Andrés Aubry. Nesta ocasião, reuniram-se grandes intelectuais e ativistas, como Immanuel Wallerstein, Naomi Klein, Carlos Aguirre Rojas, integrantes do MST e do zapatismo mexicano, entre outros. A Editora Deriva publica em livro sete textos lidos no Colóquio pelo Subcomandante Insurgente Marcos, porta-voz e chefe militar do EZLN, onde o leitor terá acesso às elaborações teóricas zapatistas que inovaram e questionaram diversos cânones das teorias e experiências dos movimentos de esquerda do último século, desvelando novas e reeditando velhas formas de organização e de se fazer política. São comunicados sobre calendários, geografias e cores.

+ BATE PAPO: Com todos aqueles interessados em pensar as experiências zapatistas e saber um pouco mais sobre a editora Deriva.

LOCAL:
FESP (Fundação Escola Sociologia e Política)

Rua Cesário Mota Junior, 262 / Sala 61
Próximo Metro República, Vila Buarque

DATA:
SEXTA – 14/AGOSTO – 19h

INFORMAÇÕES:
http://www.deriva.com.br

mapa  – aqui e aqui

-.-.-.-.-.

Deixe um comentário

Arquivado em bicicletas, Memória, movimentos sociais, protestos, vídeos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s