Irei na Vila Itororó, na Vilada Cultural

“A Vila Itororó é composta por 70 famílias, e os cerca 250 moradores estão ameaçados de despejo por um projeto da Prefeitura Municipal de São Paulo, que quer transformar a Vila num centro cultural gerido pela iniciativa privada.

As ações culturais da própria comunidade vão de encontro aos argumentos da Secretaria para essa desapropriação: o projeto da prefeitura ignora a existência de cultura no local e ao mesmo tempo ameaça famílias, muitas com mais de três gerações criadas ali, que construíram suas histórias de vida dentro da Vila Itororó.

VILADA

A Vilada traz ainda a reflexão de que é possível aliar moradores, arte e patrimônio, sem que nenhum dos lados saia prejudicado, e convida os cidadãos paulistanos a conhecerem os experimentos que já acontecem nesse sentido.

No dia 26 de Setembro o Centro Cultural Vila Itororó, comunidade localizada na Bela Vista, no centro de São Paulo, promove a sua primeira Vilada Cultural” evento com diversas atrações como shows, espetáculos teatrais e projeção de filmes. A iniciativa é mais uma das ações da Associação de Amigos e Moradores da Vila Itororó (AMAVILA) – núcleo que mobiliza a comunidade contra uma ação de despejo da Prefeitura – para comemorar os 80 anos de existência da Vila. As apresentações ocorrem no dia 26, a partir das 13h00, e se encerram com uma grande festa.

Entre os grupos convidados para apresentações estão Trupe do Trapo, Parabelo, 1/2 dúzia de 3 ou 4, projeção de filmes diversos e grupo do Ponto de Cultura Bixigão, tradicional referência no bairro. Os grupos apóiam as iniciativas culturais já desenvolvidas na Vila Itororó: todo sábado, uma atração diferente acontece na comunidade. A exemplo do Teatro Oficina, desde a década de 90 muitos artistas conceituados já participaram de apresentações e intervenções a convite do Centro Cultural Vila Itororó. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público.”

+ info:  Chega de demolir S!P e A história do palacete

SAJU e no AP

-.-.-.-.-.-.

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em bicicletas, movimentos sociais, protestos

5 Respostas para “Irei na Vila Itororó, na Vilada Cultural

  1. Juliana Reis

    Puxa pedalante que legal.
    Vou aparecer por lá.
    Tô super sumida.
    bj

  2. Pingback: Twitter Trackbacks for Irei na Vila Itororó, na Vilada Cultural « Pedalante [pedalante.wordpress.com] on Topsy.com

  3. Olá,
    Obrigado por linkar meu blog. Achei que a idéia do Evento foi bacana, mas precisava atingir mais a mídia já que a idéia é manter os moradores lá.

    Abs,

  4. Danilo

    Legal a virada cultural da vila itororó, já fiz show uma vez ai ,acho que foi em 2008 ou 2009, não sei se você Hélio estava lá, não sei se vc se lembra de uma dupla de rap chamado Periferia Rap, mas é muito legal a virada cultural ai..abraços

  5. Danilo

    Você sabe onde mais tem um eventos assim como foi a vila Itororó?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s